O que é escoliose?
A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral; é um distúrbio espinhal, não uma doença. Apesar de ser muito difícil a sua verificação em seu estágio inicial, é, em geral, caracterizada por uma curva lateral que pode produzir uma elevação ou queda nos ombros ou quadris, um ombro proeminente, um quadril um tanto maior do que o outro.
O que causa a escoliose?
As causas da escoliose não são completamente conhecidas. É verdade que pode “existir” em algumas famílias, indicando fatores de hereditariedade. Novamente, pode simplesmente aparecer como um caso isolado em um indivíduo. Uma variedade de distúrbios de nervos e músculos pode levar a uma escoliose. Também doenças como a poliomielite ou uma lesão na infância que faz com que a vértebra se desenvolva com anomalias.
A escoliose frequentemente aparece durante os anos da adolescência, e pode fazer um progresso acentuado durante períodos de crescimento rápido.
Entretanto, também é encontrada em crianças mais jovens. Check-ups regulares para os sinais de escoliose deveriam ser feitos até que o crescimento completo seja atingido.
Como a escoliose é detectada?
A escoliose pode ser detectada numa simples avaliação, numa primeira impressão visual e realização de testes ortopédicos. O mal alinhamento dos ombros ou quadris ou o aparecimento de curva lateral pode fazer com que os olhos treinados (de um especialista) veja um sinal precoce de uma possível escoliose.
Uma detecção precoce é importante para o tratamento. Com as técnicas QUIROPRÁTICAS podem-se fazer os ajustamentos mecânicos para prevenir maiores más-formações ou para suavizar alguns dos aspectos da escoliose de maior debilidade.
Avaliações regulares durante os anos de crescimento da criança é um roteiro seguro que recomendo. Não apenas na detecção e tratamento da escoliose, mas no total monitoramento do crescimento e desenvolvimento. Na QUIROPRAXIA, existem procedimentos que também ensinarão a criança a ser mais consciente do papel dos exercícios e da dieta apropriada, assim como cuidados com a coluna vertebral para prevenir os problemas nos anos consecutivos.
Alguns sinais podem ser observados indicando a possibilidade de uma possível escoliose:
1. Um ombro é mais alto do que o outro.
2. Uma escápula é mais proeminente do que a outra.
3. Um dos quadris é mais alto ou mais proeminente do que o outro.
4. Quando os braços estão dependurados nas laterais, há mais espaço entre o braço e o corpo de um lado do que do outro.
5. A criança ou adolescente parece ser corcunda.
6. Há mais “pregas” de um lado da cintura do que do outro
8. O indivíduo aparenta ter uma postura pendente para um dos lados.
Qualquer um dos sintomas acima também pode ser uma indicação de uma outra desordem ou condição, por isso a avaliação minuciosa e por um especialista se faz necessário.
A melhor avaliação, no entanto, será feita por uma radiografia. Se possível, uma radiografia panorâmica especial onde, além das medições normais, se tenha recursos para uma análise dinâmica dos componentes envolvidos e, ainda mais, se possa fazer um prognóstico se essas condições ainda são reversíveis e por quais métodos.
Muito importante toda criança ou adolescente fazer uma avaliação quiroprática, pois como a maioria das escolioses se manifesta na adolescência e, muitas vezes, o adolescente não sente dor, problemas como esse não são tratados no tempo ideal, uma vez que depois dessa curvatura anormal formada, o tratamento se torna mais difícil.
O QUIROPRAXISTA é um profissional capacitado para avaliar, tratar e direcionar um tratamento para o paciente com esse quadro clínico.
Dr. Magnos Lima
Quiropraxista – ABQ 659