Uma patologia cada vez mais comum encontrada no consultório é a hérnia de disco. Caracterizada pela ruptura do anel fibroso e o deslocamento externo do núcleo gelatinoso, a patologia vem se tornando um obstáculo no dia-a-dia das pessoas afetadas. Pessoas da faixa etária entre 25 e 50 anos são as mais prejudicadas, com índices maiores para o sexo masculino.
Vários são os fatores que desencadeiam esse tipo de lesão: traumas, sedentarismo, sobrepeso e má postura estão entre os principais causadores, as dores podem ser nas diversas regiões da coluna vertebral. Estatísticas mostram que o maior índice de hérnias discais está localizado na região lombar (parte baixa da coluna), mas a região cervical (pescoço) vem logo em seguida. Coincidentemente, a maior região da coluna, a torácica, dificilmente é afetada. A explicação é simples, regiões com maior amplitude de movimento, como a lombar e cervical, acabam sendo sobrecarregadas e, em consequência, há uma degeneração mais rápida.
Os sintomas podem variar dependendo do grau dessa lesão. Em casos mais simples, geralmente a dor está mais localizada na região da hérnia. Em casos mais avançados e em um grau maior, a inervação é ligeiramente acometida, um exemplo disso é a dor ciática, que pode se estender ao longo do membro inferior até o pé. Nesses casos, além da dor, sintomas como formigamento, perda de sensibilidade e perda de força estão presentes.
Em um primeiro contato com o paciente, é possível fazer um diagnóstico avaliando o seu histórico e realizando testes físicos e ortopédicos. Também exames de imagem auxiliam muito na comprovação ou não da hérnia de disco. A ressonância magnética ainda é o exame mais eficaz nesses casos.
Nos últimos anos, o tratamento tem mudado e evoluído muito. Há décadas atrás, só se falava em cirurgias, hoje existem os tão comentados tratamentos conservadores. Entre eles, está a quiropraxia, tratamento que já existe há mais de um século nos EUA, Canadá e boa parte da Europa e, no Brasil, vem ganhando importante espaço com o decorrer dos anos.
Dr. Magnos Eliandro Lima
Quiropraxista – ABQ 659