Firme e forte, previna a Osteoporose

Firme e forte, previna a Osteoporose

osteoporose

A osteoporose é conhecida mundialmente como o osso fraco, ou doença dos idosos e acomete principalmente as mulheres. Em estágios mais avançados é comum perceber desvios posturais nestes pacientes e principalmente históricos de fraturas. Destaco a importância e a capacidade do quiropraxista em atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento desta doença.

A osteoporose é atualmente uma das prioridades da saúde pública, pois é uma doença que afeta indivíduos de maior idade, sobretudo mulheres na pós-menopausa. Uma mulher de 50 anos apresenta um risco de fratura osteoporótica durante a vida de 17,5% para o colo do fêmur, 15,6% para as vértebras, 16% para o rádio distal e de aproximadamente 40% em qualquer outro local do esqueleto. Estas pacientes apresentam uma diminuição acelerada da massa óssea após a última menstruação, podendo ser até 10 vezes maior do que a observada no período de pré-menopausa. É de extrema importância neste momento o acompanhamento de um profissional capacitado para evitar fraturas e maiores complicações do quadro. A densitometria óssea é o exame indicado para medir os níveis de cálcio nos ossos.

Recebendo o diagnóstico de osteoporose, ela é classificada em primária ou secundária. A primeira é dividida em três tipos: pós-menopáusica, tipo I, que é mais comum em mulheres acima de 45 anos, mas também atingem homens; a senil, tipo II, que atinge principalmente homens acima de 55 anos e a idiopática que ocorre em crianças e adultos jovens de ambos os sexos. Já as causas da osteoporose secundária podem ser do aumento do cortisol, hipertireoidismo e abuso do tabaco e de álcool. De forma alarmante, para cada duas mulheres, uma será acometida, já para o sexo masculino, um a cada oito homens serão acometidos.

Minha maior preocupação em relação à osteoporose, se dá pelo fato de ela ser uma doença silenciosa e assintomática. Muitas vezes não diagnosticada no momento certo e por isso, não recebendo o tratamento no período correto. Pois normalmente o paciente só constata o problema, quando as fraturas começam a ocorrer.

A prevenção da osteoporose está focada principalmente na nutrição adequada para os ossos. A OMS (organização mundial de saúde) indica o consumo de 1000 a 1500 gramas de cálcio por dia para a população adulta, adquirindo assim uma nutrição óssea ideal. Se faz necessário também o consumo de vitamina D, pois esta substância aumenta a absorção do cálcio no trato gastrointestinal. Mantendo uma alimentação adequada, exposição moderada ao sol e a prática de exercícios moderados, que ajudam na manutenção da densidade óssea, podemos reduzir drasticamente o risco de desenvolver a doença e prevenir fraturas em indivíduos portadores da osteoporose.

Consulte seu quiropraxista e converse com ele sobre as melhores maneiras de cuidar dos seus ossos. Quiropraxistas graduados, são treinados para diagnosticar, tratar e orientar pacientes de todas as idades, ajudando-as a ter uma vida mais saudável.

Dr. Magnos Eliandro Lima

Quiropraxista – ABQ 659


Tags :

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *